Publicado em 13 de janeiro de 2022
Prédios inteligentes: tendência dos lançamentos para 2022 Prédios inteligentes: tendência dos lançamentos para 2022. Algumas tendências devem ser marcantes nos empreendimentos imobiliários que serão lançados.
Prédios inteligentes: tendência dos lançamentos para 2022. Algumas tendências devem ser marcantes nos empreendimentos imobiliários que serão lançados.
Algumas tendências devem ser marcantes nos empreendimentos imobiliários que serão lançados em 2022.
Prédios mais inteligentes, parcerias com empresas para serviços especializados nos condomínios e uso de soluções sustentáveis são aspectos que cada vez mais dominam os projetos da construção civil. A preocupação com a adoção de medidas que tragam economia no consumo de energia e água também é tônica no mercado.
O ambiente competitivo do setor e a necessidade de redução de custos nas obras fazem com que as empresas sejam atraídas pelas inovações tecnológicas, avalia o presidente do SindusconRio, Claudio Hermolin. Em 2022, o uso de materiais inovadores na construção e de soluções inteligentes e métodos construtivos será cada vez mais presente nos projetos.
Segundo ele, a orientação da entidade para as empresas é que observem novidades em proptech (tecnologia digital) ou construtechs (startups de construção) e se aproximem dessas soluções como clientes ou investidores.
— As construtoras também podem se tornar participantes de hubs de inovação para ter mais competitividade e participar dessa grande transformação tecnológica do mercado imobiliário — sugere Hermolin.
Segurança
Outra tendência forte no mercado é a adoção de recursos de tecnologia que auxiliem na segurança dos condomínios. Por isso, afirma Sylvio Pinheiro, diretor da G+P Soluções, os condomínios vêm adotando o reconhecimento facial ou por meio da digital dos moradores para controlar o acesso às áreas internas. Os prédios inteligentes permitem um uso mais racional dos elevadores, têm cabeamento para internet e Wi-Fi e seguem padrões de sustentabilidade desde a construção até a manutenção diária.
— Tem sido comum também a possibilidade de comprar energia no mercado livre. Assim, o fornecimento não é obrigatoriamente feito pela concessionária local, e o morador acaba pagando um preço mais barato — destaca Pinheiro.
A estrutura de serviços oferecida nas áreas comuns vai ficando cada vez mais complexa, de acordo com Nayara Tércia, CEO da On Brokers, destacando as academias de ginástica que, em muitos projetos, já são frutos de parceria com redes fitness de renome, que levam sua expertise para o condomínio – um conforto a mais para os moradores.
— Avanços que há alguns anos eram anunciados como grandes novidades estão mais comuns agora, como as tomadas USB e para recarga de carros elétricos, lançamentos integrados com inteligência artificial, reconhecimento facial e piscina aquecida. A tecnologia é uma tendência forte dos empreendimentos — diz Nayara.
As construtoras procuram criar todo tipo de parceria para que os novos empreendimentos se destaquem na oferta de comodidades. A Cury, por exemplo, convidou uma empresa paulista para oferecer serviços de decoração e até de administração das unidades vendidas. O foco dessas cortesias são os investidores que buscam comprar imóveis na região central do Rio.
— A Cury continua acreditando no processo de melhoria das regiões do Porto Maravilha e do Centro da cidade, que têm uma infraestrutura muito boa, geram grandes oportunidades de negócios e se tornam objeto de desejo dos compradores — ressalta Leonardo Mesquita, vice-presidente Comercial da Cury.
Serviços compartilhados geram economia
A divisão de espaços tem levado empresas a firmar parcerias com condomínios
Compartilhamento é a palavra de ordem nos condomínios mais modernos, que disponibilizam carros, bicicletas, patinetes e outros equipamentos de mobilidade que podem ser usados com horário marcado pelos moradores. A utilização dividida chega também a serviços como lavanderia, ferramentas de oficina, coworking e espaço pet.
Prédios com apartamentos menores, em que o espaço para a área de serviço é pequeno ou inexistente, solucionam o problema com lavandeira compartilhada, tendência que levou uma marca de sabão a lançar programa de parceria que fornece até as lavadoras de roupa para espaços comuns dos prédios.
— Essa é uma vantagem dos compartilhados: a possibilidade de o condomínio receber cashback das empresas. É uma forma de reforçar o caixa das administrações — afirma Sylvio Pinheiro, da G+P Soluções.
Automóveis à disposição dos moradores também são uma nova vocação que casa bem com a necessidade de se economizar espaço, já que permite reduzir o número de vagas de garagem individuais. Em geral, o modelo pode ser utilizado também para motos e scooters.
O compartilhamento inclui ainda espaço e serviços para animais de estimação, que podem receber todos os cuidados sem que o dono saia do condomínio, além da disponibilização de ferramentas e de espaço de coworking para reuniões de trabalho.
Fonte: Extra
Comente essa postagem
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios.
Seu comentário será moderado pelo Viva o Condomínio e publicado após sua aprovação.