Publicado em 11 de março de 2019

Primeira vez como síndico: direitos e deveres como administrador do condomínio

Primeira vez como síndico: nem só de deveres vive uma gestão de condomínio. Há diversos direitos assegurados ao síndico durante o seu mandato. Conheça alguns.

Primeira vez como síndico: nem só de deveres vive uma gestão de condomínio. Há diversos direitos assegurados ao síndico durante o seu mandato. Conheça alguns.

 Primeira vez como síndico

Responsável legal por tudo o que acontece no condomínio, a função de síndico exige preparo e disposição. Por isso mesmo é muito comum que síndicos se eternizem em seus mandatos. Se o empreendimento é bem administrado e a gestão é competente, zelando pelas normas e atuando de forma transparente, nenhum problema. Mas e quando acontecem contratempos e o síndico, que até então era um bom administrador, mas por algum motivo se distanciou do cotidiano e passou a deixar diversos afazeres para trás, é hora dos demais moradores pensar em um novo nome.

Segundo uma empresa de administração condominial de São Paulo, cerca de 20% dos empreendimentos são administrados por novos síndicos. E como todo novo funcionário, leva um tempo até você se ambientar dos seus direitos e deveres enquanto síndico.

Pensando nisso nós, do Viva o Condomínio, elaboramos um pequeno guia sobre direitos e deveres de um síndico.  

Direito do síndico

Figura de suma importância atua em prol do bem-estar de todos os moradores. Apesar dos diversos deveres que essa figura assume enquanto no cargo, é direito do síndico ser remunerado ou, como acontece em alguns casos, ser isento da taxa de condomínio. Confira alguns dos direitos deste profissional, seja experiente ou a primeira vez como síndico.

Não ser incomodado em qualquer hora do dia.

Na maioria das vezes os síndicos possuem outras profissões e ser importunado em seu ambiente de trabalho ou em momentos de estudos pode soar extremamente desagradável. Por isso a importância de estabelecer horários de comunicação com os moradores. Por outro lado, você deve estar disposto para resolver problemas emergenciais a qualquer hora do dia. Problemas com vazamentos ou com energia elétrica precisam ser solucionados rapidamente.

Respeito dos moradores.

Em pleno século XXI ainda é preciso cobrar respeito pelo próximo. O síndico não é funcionário do morador, mas do condomínio. Por isso, antes de acusá-lo de má gestão ou omissão durante o cargo, procure saber o que ela anda fazendo em prol do bem comum e não somente no que se refere ao particular.

Não ser acusado injustamente pela não resolução de conflitos, problemas e má administração.

Nem todos os problemas são oriundos de má gestão. O direito de defesa é assegurado judicialmente e está na convenção de qualquer condomínio. Portanto, fazer uso deste é um direito de todo síndico.

Deveres do síndico

Antes de assumir qualquer administração de um condomínio é preciso saber que você terá muito trabalho pela frente. Serão serviços contábeis, da área de direito, gestão de grupo e resolução de conflito. Portanto, é preciso estar preparado. Procure se aperfeiçoar. Visite o Secovi da sua cidade e consulte datas de curso sobre gestão. Navegue pela rede. Há diversos sites, por exemplo o Viva o Condomínio. Não deixe de se atualizar sobre legislação condominial. Essa é uma área que está em atualização constante.

» Convocar assembleias.

» Fazer cumprir a convenção do condomínio e o regimento interno.

» Zelar pela segurança do condomínio e dos moradores.

» Conservar as áreas comuns do empreendimento e zelar pela contratação de funcionários que irão prestar serviços ao condomínio.

» Praticar uma gestão transparente durante o seu mandato. Contratar os melhores serviços pelo menor preço possível.

» Cobrar taxas condominiais em atraso dos moradores devedores e/ou providenciar por meio da justiça o pagamento. Se for o caso, contrate escritórios de cobrança condominiais especializados.

» Ficar atento ao seguro de edificação do local.

» Ser atencioso, prestativo, propor resoluções e gostar do que faz.

Os desafios e as responsabilidades são realmente grandes, embora recompensadoras para quem realiza um bom mandato. Cuidar do patrimônio e do bem-estar comum é uma missão.

Confira os modelos de documentos disponíveis para utilizar em seu condomínio:

Por: Guilherme de Paula Pires
Redação Viva o Condomínio

Em respeito à Lei de Direitos Autorais (Lei 9.61098), este conteúdo pode ser copiado e compartilhado, desde que sejam citados o autor e a fonte original. O plágio é proibido e passível de punição, de acordo com o artigo 184 do Código Penal, que prevê pena de três meses a um ano, ou multa.

Assine a newsletter do Viva e receba
notícias como esta no seu e-mail

    Comente essa postagem

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios.

    Seu comentário será moderado pelo Viva o Condomínio e publicado após sua aprovação.