Publicado em 12 de março de 2021
Saiba como escolher o piso de garagens e quadras esportivas Saiba como escolher o piso de garagens e quadras esportivas. As áreas comuns que ficam expostas, endem a sofrer com trincas, rachaduras, pisos descascados.
Saiba como escolher o piso de garagens e quadras esportivas. As áreas comuns que ficam expostas, endem a sofrer com trincas, rachaduras, pisos descascados.
As áreas comuns que ficam expostas, tanto a utilização diária das pessoas, como ao clima em locais descobertos, tendem a sofrer com trincas, rachaduras, pisos descascados.
Ambientes como as garagens e as quadras esportivas ficam muito expostos e são muito utilizados pelos condôminos, assim, é comum que apareçam essas imperfeições com o passar do tempo.
Mas existem medidas que podem ajudar a conservar e também a recuperar esses pavimentos, além de preservar o ambiente como sua funcionalidade, não atrapalhando a sua utilização.
Existem condomínios que são entregues pela construtora com problemas no piso já desde cara. Por isso é importante que não se tenha outras escolhas ruins, dessa forma, a primeira coisa a se fazer na hora de reformar essas áreas é buscar a opinião de um engenheiro que possa estar orientando ou se possível contratá-lo para acompanhar a obra.
É recomendado que o síndico fique atento ao escolher uma empresa especializada, se necessário, o gestor pode ir visitar outras obras que essa empresa realizou para confirmar o bom trabalho da mesma.
Quadra esportiva, aberta ou fechada?
Existem muitos pisos e revestimentos disponíveis para as quadras esportivas. Mas é recomendado que escolha o piso de acordo com o ambiente, se o mesmo possui cobertura ou não, se é totalmente fechado ou não. E vale também levar em conta o orçamento liberado que o condomínio possui para fazer a reforma.
Especialistas recomendam que primeiro se execute um pavimento de concreto polido, para que a princípio a quadra tenha uma boa base, e só depois aplicar o revestimento escolhido.
Se a quadra for externa, é recomendado a utilização de tinta acrílica à base de álcool, pois ela é antiderrapante e possui uma durabilidade maior contra as ações do clima.
Outra opção que pode ser utilizada é a manta flexível, e também, a pintura com epóxi e poliuretano, que podem ser aplicadas nas quadras internas.
Para conservar ambas as quadras, tanto as internas como as externas é a limpeza, manter sempre limpa é o ideal, lembrando que se deve utilizar água, sabão neutro), é preciso tirar todos os resíduos para que não danifiquem a superfície.
Garagens
Já nas garagens os problemas aparecem em forma de fissuras no solo. Ou porque o piso foi mal executado na construção do condomínio, ou porque já está gasto demais.
Especialistas recomendam que sempre mantenha a pintura ou o revestimento em ordem, pois é uma ambiente de grande circulação. Sem contar que os pneus dos veículos trazem resíduos, e eles causam atrito maior na superfície, uma espécie de lixa, o que acaba danificando mais rápido o piso da garagem.
É por isso que é importante manter a pintura e o revestimento, pois danificará primeiro essa superfície, e não o concreto direto.
Pode ser utilizado a tinta epóxi, que é de fácil limpeza, e é uma opção que possui uma duração boa, além de ser resistente e de qualidade.
Evite esses pisos nas quadras esportivas
Em quadras externas não utilize pinturas e revestimentos que sejam brilhantes, pois geralmente tintas com esses detalhes costumam ser escorregadios e não atendem a segurança necessária do local.
Já nas quadras internas, vai depender de vários fatores, como por exemplo, em regiões mais frias, deve se evitar essas tintas pois são regiões mais úmidas, e eu pode acumular água na quadra, e deixar o piso escorregadio, também comprometendo o revestimento.
Fonte: Síndico Legal
Comente essa postagem
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios.
Seu comentário será moderado pelo Viva o Condomínio e publicado após sua aprovação.