Publicado em 6 de maio de 2020

Situação dos condomínios residenciais durante a pandemia

Os que moram em condomínios ou prédios residenciais já perceberam mudanças durante este período de quarentena. Veja a situação dos condomínios residenciais

Esse cenário atual da rotina do mundo também mexeu com a vida de síndicos e moradores de prédios que estão preocupados em como reagir diante da pandemia, quais são as medidas de segurança que devem ser tomadas e qual o perigo para os funcionários. Uma verdadeira dor de cabeça, não?

Com a presença dos moradores em casa por mais tempo, o volume de lixo acaba aumentando. Agora mais pessoas cozinham em casa e é maior o índice de reclamações a respeito de vizinhos ou do comportamento do outro.

Em relação às medidas de segurança surgem muitas questões. Muitos edifícios reduziram suas equipes, tanto de porteiros, de limpeza, entre outras. Equipamentos de prevenção estão sendo adotados, como as máscaras, luvas e álcool em gel.

A funcionalidade de quadras, hall, churrasqueira e espaços compartilhados também foi limitada, mas mesmo com as limitações algumas pessoas insistem em burlar o isolamento.

Aos idosos que moram sozinhos nesses edifícios, a situação é mais delicada, pois as medidas são mais restritas, porém é possível observar nas redes sociais que em diversos prédios os jovens vêm se voluntariando para ajudar esses idosos com as necessidades básicas, como compras em mercado ou farmácia.

Em redes sociais também está exposto o preconceito de algumas pessoas que habitam condomínios com algum infectado. Um problema que normalmente cabe ao síndico administrar.

No entanto, no Condomínio Falls Garden a secretária comenta que ainda não houve casos graves, pelo contrário, há muita solidariedade: “Percebi uma movimentação de solidariedade, pessoas preocupadas em ajudar com as medidas de segurança. Estão todos cumprindo o isolamento em suas casas, por exceção das pessoas que trabalham nos serviços essenciais”.

Ótimo perceber que, apesar da situação da pandemia, existem pessoas preocupadas em ajudar. Algumas dúvidas frequentes são em relação à higienização dos ambientes, deixar sapatos na entrada, limpeza dos elevadores.

 

 

Fonte: Síndico Legal

 

 

Assine a newsletter do Viva e receba
notícias como esta no seu e-mail

    Comente essa postagem

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios.

    Seu comentário será moderado pelo Viva o Condomínio e publicado após sua aprovação.