Publicado em 11 de dezembro de 2019
Tarde de autógrafos encerra workshop em Curitiba Aconteceu no último sábado (07) de dezembro, no auditório da Ernest Gardemann, o workshop “Imersão Condominial: competências para uma boa sindicância”.
Aconteceu no último sábado (07) de dezembro, no auditório da Ernest Gardemann, o workshop “Imersão Condominial: competências para uma boa sindicância”.
Aconteceu no último sábado (07) de dezembro, no auditório da Ernest Gardemann, o workshop “Imersão Condominial: competências para uma boa sindicância”. Patrocinado pela Duplique Desembargador, Duplique Generoso, Duplique Solution, Duplique Executive, Duplique Nova, além da Winlíder e da Krsul com organização da Neo Síndicos.
O evento contou com as palestras de Gustavo Camacho, advogado especialista em direito condominial, Paulo Roberto Lustosa, engenheiro civil e de segurança do trabalho e Julião Oliveira, especialista em comportamento humano.
Ao todo, cerca de 40 síndicos discutiram temas sobre gestão de segurança, direito condominial e gestão de conflitos interpessoais. Para Paulo Rosa, da Neo Síndicos, é muito importante essa geração de conhecimento. “O síndico precisa desse apoio. Ele é muito cobrado e, por vezes, se sente sozinho. Portanto, é por meio dessas capacitações que ele começa a fazer o seu networking e compartilhar experiências, algo extremamente relevante”.
Julião Oliveira, especialista em comportamento humano, que proferiu palestra sobre a gestão em conflitos interpessoais, ressaltou a importância do evento: “pude falar sobre as relações do condomínio, os conflitos que a gente enfrenta e de que forma podemos harmonizar o nosso dia a dia com os nossos vizinhos. Algo tão presente no cotidiano do síndico”.
Tarde de autógrafos
Além de todo o conhecimento adquirido ao longo do dia, à tarde, durante o coffee break, foi também a oportunidade de conhecer o livro “Quórum no Condomínio: o poder do voto nas assembleias”. Na oportunidade, um dos autores, Luiz Fernando de Queiroz, jornalista e advogado, assinou os exemplares e conversou com os presentes. Segundo ele, “foram 50 dedicatórias diferentes”.
Monik Martins, síndica há dois anos e meio, foi uma das presentes que fez questão de ter o livro assinado. “Quando me tornei síndica foi um susto. Não estava preparada e não tinha ideia do que fazer. Foi somente a partir das leituras dos livros do Dr. Queiroz que fui aprendendo a tomar as melhores decisões. Virei uma admiradora das suas obras”, contou.
Bastante emocionada, Martins aproveitou para recolher a assinatura nos três exemplares, escritos pelo autor (Legislação no Condomínio: coletânea prática, Condomínio em Foco e Quórum no Condomínio). “Ter os três livros autografados por ele é emocionante. Devo minha formação a ele e a Sandra Gardemann”.
No fim do dia, já de volta à sala para a última palestra, o síndico Aderbal Pereira ilustrou com exemplos o conhecimento adquirido em outros workshops. “Foi daqui que escutei a ideia de levar salgadinhos para as assembleias com o objetivo de aumentar o quórum. E funcionou. Hoje novamente escutei uma ideia incrível: a de levar placas nas reuniões. Vou testar na próxima assembleia”.
Os livros de Luiz Fernando de Queiroz podem ser adquiridos através do site: www.livrariabonijuris.com.br
Para encerrar o ano com mais palestras, no próximo sábado (14), no mesmo local, agora patrocinado pelas garantidoras Condoaureum e Condoplus; e as empresas Winlíder e Vida de Síndico, ocorrerá o workshop “Renovação: a gestão Condominial no século XXI”.
Gustavo camacho, advogado especialista em direito condominial, Julião Oliveira, especialista em comportamento humano, e Edinir Ferraz advogado especialista em direito do trabalho trocarão conhecimentos sobre o síndico do futuro.
Em uma área profissional que passou por diversos avanços e teve, inclusive, sua responsabilidade civil e criminal reconhecida, cercar-se de conhecimentos é questão de sobrevivência para o síndico.
Por: Guilherme de Paula Pires
Redação Viva o Condomínio
Em respeito à Lei de Direitos Autorais (Lei 9.61098), este conteúdo pode ser copiado e compartilhado, desde que sejam citados o autor e a fonte original. O plágio é proibido e passível de punição, de acordo com o artigo 184 do Código Penal, que prevê pena de três meses a um ano, ou multa.
Comente essa postagem
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios.
Seu comentário será moderado pelo Viva o Condomínio e publicado após sua aprovação.