Publicado em 12 de outubro de 2021
Manutenção das câmeras de segurança Manutenção das câmeras de segurança. Problemas nas próprias câmeras ou nos canais precisam ser investigados o quanto antes.¨
Manutenção das câmeras de segurança. Problemas nas próprias câmeras ou nos canais precisam ser investigados o quanto antes.¨
Problemas nas próprias câmeras ou nos canais precisam ser investigados o quanto antes, pois no caso de uma emergência, quando você precisar do sistema, ele pode não funcionar.
Ao entrar em um ambiente, é comum que as pessoas fiquem mais tranquilas ao perceber que há câmeras e alarmes instalados. No entanto, isso pode não passar de mera sensação, principalmente se a manutenção das câmeras de segurança não está em dia.
Esses equipamentos podem precisar de ajustes e até de reparos que, se não forem detectados antes que um evento aconteça, pode ocasionar muitos prejuízos.
Sinais podem alertar que as câmeras precisam de manutenção
As câmeras de segurança e outros componentes que fazem parte desse sistema podem sofrer avarias, como qualquer outro tipo de equipamento eletrônico.
E as razões para isso são várias, podendo ir desde a falta de cuidados na instalação, a problemas gerados por quedas de energias, ou logo após fortes chuvas com descargas atmosféricas.
Em algumas situações, os problemas são deflagrados pelas imagens das câmeras que começam a apresentar manchas e apagões. Em outros, podem surgir ruídos e interferências nesses aparelhos. Por isso, qualquer alteração deve ser investigada.
Quanto antes você puder informar a empresa responsável, mais rapidamente os reparos poderão ser realizados. Consequentemente, mais rápido o seu imóvel e as pessoas que convivem nesse espaço podem voltar a ficar protegidas.
Você pode antever os problemas para se precaver de prejuízos
De forma geral, quando ruídos e defeitos na imagem das câmeras são percebidos é porque algum problema já danificou, pelo menos, uma parte do sistema. E por se tratar de um conjunto, se não for corrigido em tempo, é bem provável que comece a comprometer outras áreas.
A boa notícia é que você pode se proteger. Conheça algumas táticas que podem ajudar a antever problemas antes que eles se instaurem no seu sistema de câmeras:
Teste o sistema com frequência
Faça testes, para verificar se as câmeras estão funcionando, e para asseguras a condição dos outros aparelhos.
Se você faz uso de aplicativos, também pode usar essa ferramenta para verificar as condições das imagens.
Mantenha os aparelhos longe da sujeira
A presença de poeira e até a ação de pequenos insetos podem danificar o desempenho dos equipamentos. Portanto, higienize-os com frequência.
Verifique se não há problemas de conexão
Verifique se todos os cabos estão devidamente conectados, a tensão dos aparelhos e o estado desses equipamentos. Se houver peças oxidadas, desgastes ou mau funcionamento os itens devem ser substituídos para evitar falhas.
Observe a instalação elétrica
Verifique também as condições da rede elétrica. Se ela não estiver adequada para garantir o bom funcionamento dos aparelhos, pode prejudicar a integridade da sua instalação.
Monitoramento de imagens
Você já conhece a importância dos serviços de monitoramento de imagens, não é mesmo? Pois saiba que ele também pode auxiliar na verificação de alguns problemas, como falhas de HD, de câmera, casos onde a câmera foi movida, e outros.
Claro que tudo vai depender dos equipamentos instalados, mas, bem orientado você tem tudo para acertar nessa compra.
Alguns modelos de DVR informam via SMS, E-mail, Buzzer, Pop-up na tela, anomalias nas imagens como:
- Ocultação de imagem;
- Perda de sinal de vídeo;
- Imagem oscilando e outras.
Essas funcionalidades facilitam e muito a vida do usuário, que tem em mãos um sistema inteligente, e não vai perder o melhor, que é o sistema operando e funcionando.
Quando é hora de fazer a manutenção das câmeras de segurança?
Não existe uma resposta única para essa pergunta. Tudo vai depender de algumas variáveis.
De forma geral é recomendado que as manutenções preventivas sejam feitas em média de duas a quatro vezes ao ano, dependendo de onde o sistema está instalado.
Em regiões litorâneas, por exemplo, o tempo exigido entre uma manutenção e outra pode ser até menor. Há casos, inclusive, que as manutenções são recomendadas a cada 15 dias.
Por isso, é importante que você converse com a empresa que cuida da segurança do local para orientações sobre essas questões, e também para que faça os testes nos períodos indicados, avaliando as gravações e funcionalidades.
Mesmo tomando todos esses cuidados, é importante que você saiba que nenhum sistema é vitalício. Portanto, sempre que for identificado que algum componente está com defeito ou inoperante, será preciso repará-lo. Caso contrário, o dano pode ser agravado, colocando sua segurança em risco.
[conteúdo editado]
Fonte: Grupo Segura
Comente essa postagem
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios.
Seu comentário será moderado pelo Viva o Condomínio e publicado após sua aprovação.