Publicado em 12 de fevereiro de 2019
O guia definitivo da impermeabilização de telhado As lajes de cobertura, calhas e em especial o telhado são elementos que estão diretamente expostos às intempéries como chuva, sol e vento
As lajes de cobertura, calhas e em especial o telhado são elementos que estão diretamente expostos às intempéries como chuva, sol e vento
As lajes de cobertura, calhas e em especial o telhado são elementos que estão diretamente expostos às intempéries como chuva, sol, vento e por essa razão estão constantemente suscetíveis ao efeitos nocivos dos fenômenos naturais.
Sendo assim, é importante que, além de garantir a estanqueidade – característica referente a capacidade de reter a água no ambiente externo – os sistemas de impermeabilização também sejam capazes de acompanhar as movimentações da estrutura e garantir o conforto térmico do ambiente interno.
Os telhados podem ser feitos das mais diversas maneiras, dependendo do tipo da edificação, da área de cobertura, do uso da construção (comercial, residencial), e para cada tipo de telhado existem sistemas de impermeabilização mais indicados. Neste texto vamos explorar as opções para impermeabilização de telhados, entendendo melhor como fazer e as vantagens e desvantagens de dos diversos sistemas de impermeabilização.
A importância da impermeabilização de telhado
Primeiramente, é preciso entender que problemas de infiltração no telhado acontecem com frequência, mesmo em edificações novas. Para entender porque isso acontece, é preciso estar familiarizado com um conceito importante na construção civil: a movimentação térmica.
Qualquer material pode sofrer dilatação (aumento de volume) e contração (diminuição do volume) devido às mudanças de temperaturas e exposição ao sol ao longo do dia. Esse tipo de movimentação é natural, mas é uma das principais causas de fissuras e trincas nos diferentes elementos da construção. Alguns materiais são mais elásticos, isto é, tem uma capacidade maior de sofrer variações sem comprometer a sua estrutura, já os materiais mais rígidos podem sofrer falhas irreversíveis.
A impermeabilização é importante para garantir a proteção do telhado, especialmente em pontos críticos como esses. As trincas nos telhados são pontos de infiltração e, por isso, é importante escolher um sistema de impermeabilização que consiga acompanhar essas movimentações sem comprometer sua eficiência.
Além das movimentações, a exposição direta ao sol, vento e poluição diminuem a vida útil dos materiais utilizados no telhado no médio e longo prazo, outra causa frequente de falhas. Une-se a isso a falta de planejamento adequado e o emprego de mão-de-obra não especializada na execução de telhados com caimentos irregulares, e os resultados são preocupantes. A impermeabilização, dessa forma, é importante tanto antes do telhado apresentar problemas (como forma preventiva) quanto para trabalhos de reparação de telhados com problemas.
Impermeabilizantes acrílicos (Emulsão acrílica)
As tintas com base acrílicas são bastante utilizadas na proteção do telhado. Tem a vantagem de ser de fácil aplicação, uma vez que a superfície ainda não apresenta falhas maiores. O produto é aplicado diretamente no telhado, em demãos conforme especificação do fabricante. O tempo médio para secagem completa é 72 horas.
É importante que o telhado que receber a proteção com impermeabilizantes acrílicos tenha os caimentos adequados e evite a formação de lâminas e poças de água. A acumulação de água sobre a tinta acrílicas pode comprometer a sua eficiência ao formar novamente uma emulsão do material.
Principais características: Facilidade de encontrar no mercado, mão-de-obra disponível, fácil aplicação. Não permite formação de lâminas d’água e empoçamentos. A garantia é menor quando comparada a outros sistemas.
Manta aluminizada
A manta aluminizada é vendida em rolos, e é semelhante à manta asfáltica comum, com a diferença de ser coberta com uma película de alumínio, que oferece proteção contra intempéries (já que a manta no geral não pode ficar diretamente exposta).
Tem como principal característica a flexibilidade, o que permite ao sistema ter uma maior resistência às movimentações térmicas (ainda que muitos fabricantes não a indiquem para áreas de médias e grandes proporções). Antes da aplicação do produto, é preciso fazer uma boa preparação da superfície, retirando qualquer tipo de sujeira, graxas, óleos, pó, areia. A manta aluminizada tem boas características de resistência a rasgos, mas a garantia varia conforme o aplicador.
Se for necessário refaze-la, é preciso ficar atento para o fato de que os custos do trabalho de descarte ambientalmente correto da manta aluminizada às vezes podem ultrapassar os custos da instalação de um novo sistema.
Principais características: Boa flexibilidade; resistência à rasgos; disponibilidade no mercado. A aparência do telhado depois da aplicação é metalizada. Em caso de reforma com remoção total, o custo de descarte pode ser alto. A instalação requer mão-de-obra especializada para evitar falhas. Não suporta tráfego mais intenso, sendo indicada por muitos fabricantes somente para áreas de pequenas dimensões.
Manta ardosiada
Assim como a manta aluminizada, é vendida em rolos e semelhante à manta asfáltica comum.
O diferencial da manta ardosiada é que sua camada de proteção às intempéries (a parte que fica exposta) é formada por pequenas escamas de ardósia natural ou grânulos minerais. Isso permite um acabamento considerado por muitos clientes melhor do que o proporcionado pela manta aluminizada (oferecendo também mais opções de cor). No entanto, ela é indicada por fabricantes apenas para a impermeabilização de telhados e coberturas com inclinações não superiores a 30%, e sem tráfego de pessoas (apenas para manutenção).
As mesmas questões relativas ao descarte da manta aluminizada se aplicam, já que são feitas do mesmo material. A garantia média oferecida tende a ser a mesma de outras mantas asfálticas, e varia conforme o aplicador.
Principais características: Boa flexibilidade; resistência à rasgos; melhor acabamento quando comparada à manta aluminizada. Custos de descarte devem ser consultados no caso de reformas. A instalação requer mão-de-obra especializada para evitar falhas. Não suporta tráfego mais intenso.
Poliureia
A poliureia é um produto resultado da reação do isocianato com a poliamina, bastante utilizado em sistemas de impermeabilização no setor industrial. Uma grande vantagem é a rápida liberação, uma vez que a cura do material é uma questão de segundos.
A aplicação depende de um bom monitoramento das condições de temperatura, pressão e umidade e também de da preparação da superfície que irá receber o sistema.
Os preços médios desse tipo de sistema de impermeabilização tendem a ser elevados, tanto pelo custo do produto como pela mão-de-obra, que deve ser extremamente especializada, para garantir que a aplicação do produto seja feita da maneira correta e evitar prejuízos de retrabalho.
O acesso ao telhado pode ser um problema, já que o maquinário utilizado na aplicação da poliureia é bastante grande e pesado.
Principais características: Cura rápida; boa resistência à abrasão. Preço tende a ser mais elevado, e há dificuldade de encontrar mão-de-obra especializada. A dificuldade de acesso às áreas com o maquinário deve ser considerada.
Solução 100% Silicone
A Solução 100% Silicone é uma nova opção de sistema de impermeabilização de telhados no mercado nacional.
É um sistema líquido moldado no local e extremamente flexível. É indicado para telhados e lajes planas, sem tráfego intenso (apenas tráfego para manutenção), telhados e marquises.
O silicone é um produto nobre, com alto teor de sólidos, e a sua aplicação não gera entulho por não ser necessário quebrar nada (nem mesmo remover os sistemas anteriores de impermeabilização que falharam). Também não é necessária a remoção das antenas e outras estruturas instaladas sobre o telhado durante a impermeabilização. Assim, uma das melhores características do produto é a rapidez na aplicação.
Além disso, é um produto extremamente leve, adicionando menos de 1kg/m² na laje ou telhado, garantindo que não haja problemas de sobrepeso.
A impermeabilização de telhado com silicone também ajuda no conforto térmico do ambiente, principalmente se a cor branca for a escolhida. O índice de refletância é de 88%, e testes mostram que, nestes casos, a Solução 100% Silicone pode ajudar a economizar até 35% dos custos com refrigeração (quando comparado com um telhado preto comum no verão).
A garantia do sistema é de 15 anos, e é aplicado de forma pioneira no Brasil pela Fibersals, empresa sólida, com mais de 30 anos de experiência em impermeabilização.
Principais características: Rapidez na aplicação; não é preciso remover as estruturas e antenas do telhado para a aplicação; longo período de garantia; não gera entulho; pode ser aplicado sobre as estruturas prévias; não adiciona sobrepeso. Não é recomendada em áreas de alto tráfego; acabamento disponível somente em quatro cores (branco, bege, cinza médio e cinza escuro).
Fonte: FiberSals
Comente essa postagem
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios.
Seu comentário será moderado pelo Viva o Condomínio e publicado após sua aprovação.