Publicado em 20 de outubro de 2022

Rachaduras no condomínio, como surgem e o que fazer?

A manutenção de um condomínio é um de seus temas primordiais, e investir na mesma pode facilmente evitar que pequenas rachaduras se transformem em uma grande tragédia. 

A manutenção de um condomínio é um de seus temas primordiais, e investir na mesma pode facilmente evitar que pequenas rachaduras se transformem em uma grande tragédia. 

Por causa deste motivo é extremamente importante se prestar atenção a qualquer defeito que por  ventura venha a aparecer no edifício, desde rachaduras na garagem do condomínio a azulejos desalinhados. 

Pequenas fissuras são comuns em novos edifícios e até mesmo normais de ocorrerem, já que o condomínio ainda estará se adaptando ao terreno, porém se essas rachaduras estiverem e crescendo com o passar do tempo ou até mesmo mudando de cor é necessário o contato urgente com um especialista. 

Como surge uma rachadura?

Os principais motivos para ocorrer uma trinca no condomínio são: infiltração, calor e escolha por materiais de má qualidade para realizar a construção. As infiltrações podem ocorrer tanto por conta das chuvas como por conta de um vazamento.

Os problemas relacionados ao calor costumam ocorrer nos andares mais altos em que estão mais expostos a tempestades e outros fenômenos da natureza.

O calor faz com que os materiais se dilatem e quando a temperatura retorna ao normal, os materiais voltam as suas medidas normais e isso pode gerar trincas. 

Ao se escolher materiais de má qualidade ou materiais que em sua colocação foram mal utilizados problemas futuros ocorrerão como reflexo das más escolhas.

Em algumas situações obras e reformas ocorridas na unidade podem gerar problemas e prejudicar a estrutura do condomínio, sendo assim o síndico deve ser informado sobre os acontecimentos.

Síndicos também podem decidir os horários que serão permitidos as reformas e dar instruções de como deverá ser realizado o descarte do entulho entre outros procedimentos. 

No fim para se evitar problemas relacionados a estrutura do edifício é necessário sempre se estar atento a rachaduras nas paredes, se elas estão se expandindo, vazando água ou mudando de cor. 

Realizando esses procedimentos é possível evitar com que um pequeno descuido se torne uma grande tragédia. 

Fonte: Seu Condomínio

Assine a newsletter do Viva e receba
notícias como esta no seu e-mail

    Comente essa postagem

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios.

    Seu comentário será moderado pelo Viva o Condomínio e publicado após sua aprovação.