Publicado em 26 de outubro de 2022

5 passos para criar um ambiente mais seguro em seu condomínio

Sabe aquele sentimento de segurança em que você não precisa estar sempre atento e que nada é capaz de atingi-lo quando se está dentro de casa? Talvez essa seja uma das sensações mais reconfortantes para a mente e o corpo. E dentro do seu condomínio, você também sente o mesmo? Se a resposta for uma negativa é sinônimo de que algo não vai bem e a segurança precisa melhorar. Afinal de contas, seu condomínio faz parte da sua casa.

Casos recentes de invasões noticiados pela imprensa reforçaram ainda mais esse clima de insegurança. Mas para ajudar você síndico ou condômino a construir um ambiente mais seguro, a coluna ComDomínio e o Grupo Condonal criaram um passo a passo para levar tranquilidade para dentro da sua casa, confira:

Regimento interno

É neste documento que estão descritas todas as regras do condomínio, como a permissão para entrada de entregadores de delivery ou mesmo o acesso de pessoas sem apresentação de identidade. Conhecer o que é permitido ou não é o primeiro passo para para tudo, inclusive discutir em assembleia possíveis alterações.

Processos

Síndico e administradora de condomínios não criam regras, apenas seguem o regimento interno. No Grupo Condonal, o Setor Operacional oferece procedimentos personalizados de acordo com as necessidades de cada empreendimento, o chamado POP (Procedimento Operacional Padrão), que deverá ser seguido por todos os colaboradores do condomínio.

Treinamento

A capacitação constante transforma ações em hábitos. Um colaborador treinado internaliza os procedimentos e exerce seu trabalho com mais eficiência. Se a regra determina que ninguém pode acessar o condomínio sem autorização expressa do morador, falsos familiares ou prestadores de serviços não terão chances de passar pela portaria.

Supervisão

Para garantir que o treinamento tenha êxito é preciso supervisionar o trabalho dos colaboradores. Na Condonal esse serviço acontece a qualquer hora do dia ou da noite, sem aviso prévio, para saber exatamente como anda o cumprimento dos processos estabelecidos dentro dos condomínios. Caso alguma falha seja identificada, o colaborador recebe um novo treinamento.

Tecnologia

A tecnologia é uma ferramenta essencial na construção de um ambiente mais seguro. E hoje no mercado existem diversos equipamentos extremamente úteis, como sistemas de monitoramento de imagens, câmeras de alta resolução, sistemas de reconhecimento facial, controle biométrico, eclusa e cerca elétrica, entre outros. Avalie qual a sua necessidade e invista naquilo que realmente fará a diferença na rotina do seu empreendimento.

Fonte: ES Hoje

Assine a newsletter do Viva e receba
notícias como esta no seu e-mail

    Comente essa postagem

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios.

    Seu comentário será moderado pelo Viva o Condomínio e publicado após sua aprovação.