Publicado em 17 de setembro de 2021
6 Erros críticos na segurança de prédios residenciais Prédios e condomínios residenciais são muito visados por assaltantes. Isso porque existe a possibilidade de fazer diversos assaltos em uma única ação.
Prédios e condomínios residenciais são muito visados por assaltantes. Isso porque existe a possibilidade de fazer diversos assaltos em uma única ação.
Prédios e condomínios residenciais são muito visados por assaltantes. Isso porque existe a possibilidade de fazer diversos assaltos em uma única ação.
Uma vez conquistado êxito no feito, o local se torna um alvo preferencial, já que conheceram e sabem como funciona a segurança do ambiente.
Por esse motivo, decidimos elencar 6 erros fatais na segurança do seu condomínio. Confira!
1. Confiar na memória visual do porteiro
Será mesmo que o porteiro vai lembrar de cada nome e fisionomia de todos os moradores e empregados do prédio? Acreditar que o olhometro do porteiro é o método mais seguro para sua portaria é dar chance para o azar.
2. Falta de registro eletrônico de entrada e saída de pessoas e veículos
Responda a esta simples pergunta: Quem esteve no seu edifício na data de ontem? Não ter o registro da movimentação do pessoal que entra e sai do prédio ou condomínio é muito importante, tanto para verificação, quanto para controle. Caso você não tenha esses dados, você está trabalhando no escuro. Você não sabe direito o que acontece ao seu redor.
3. Prédio com normas e procedimento desatualizados ou inexistentes
Como cobrar ou reprovar ações de seus moradores se nem mesmo existem regras para eles seguirem? É fundamental criar procedimentos de segurança, que não só abordem as regras a serem seguidas como também as punições no caso de descumprimento.
4. Câmeras de segurança instaladas sem análise de risco
Já falamos disso aqui em blogs passados. Não adianta ter um sistema de câmeras no condomínio, se ele não estiver instalado nos locais estratégicos corretos. Antes de instalar um CFTV, chame um especialista para realizar a análise de risco do ambiente. Ele vai indicar os pontos onde as câmeras deverão ser instaladas e montar uma estratégia eficaz.
5. Ausência de investimento em segurança eletrônica
Com a tecnologia sempre em desenvolvimento, não dá para falar de segurança hoje em dia, sem que haja equipamentos e estratégias tecnológicas ligadas no processo de prevenção e proteção dos ambientes. A assistência e os benefícios que essas ferramentas trazem são importantíssimos e não devem deixar de existir no seu prédio ou condomínio. Exemplos dessas técnicas são: Circuitos Fechados de TV (CFTV), sistemas de alarmes, segurança perimetral, controle de acesso, vídeo mapeamento, portaria virtual e muitos outros.
6. Funcionário deixar a portaria vazia, sem cobertura de outro profissional
Os funcionários do prédio nunca devem deixar portarias, guaritas e outros acessos sem ninguém. Esse é um erro comum, mas que não podemos deixar de dar atenção, porque pessoas mal-intencionadas se aproveitam dessas pequenas distrações.
Existem vários outros erros que são cometidos na segurança patrimonial de prédios e condomínios residenciais, mas para não alongarmos muito o assunto, vamos parar por aqui. Em breve vamos trazer mais dicas, bem aprofundadas, sobre como aumentar a proteção dos ambientes domésticos. Fique ligado e não de chance para o perigo.
Até a próxima!
Fonte: Planserv
Comente essa postagem
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios.
Seu comentário será moderado pelo Viva o Condomínio e publicado após sua aprovação.