Publicado em 9 de julho de 2020
Segurança de Condomínio Residencial: Conceitos e Definições Segurança de Condomínio Residencial é um Sistema Integrado de Segurança voltado para garantia da Segurança Física de um conjunto de residências.
Segurança de Condomínio Residencial é um Sistema Integrado de Segurança voltado para garantia da Segurança Física de um conjunto de residências.
Segurança de Condomínio Residencial é um Sistema Integrado de Segurança voltado para garantia da Segurança Física de um conjunto de residências estabelecidas dentro de um mesmo Perímetro de Segurança Física.
O que é Segurança de Condomínio Residencial?
Segurança de Condomínio Residencial é um Sistema Integrado de Segurança voltado para garantia da Segurança Física de um conjunto de residências estabelecidas dentro de um mesmo Perímetro de Segurança Física.
Perímetro de Segurança compreende a linha que contorna a área do terreno onde esta localizado o condomínio e delimita a área interna e área externa.
A delimitação do perímetro de segurança é feita por meio de Barreiras Físicas que evidenciam os limites de acesso a serem protegidos.
Sistema Integrado Segurança de Condomínio Residencial
Sistema Integrado de Segurança pode ser compreendido como sendo as Medidas de Segurança Física, de Segurança Eletrônica e os Procedimentos Internos de Segurança, implantados no condomínio.
O objetivo do sistema integrado de segurança é de proporcionar a sensação e as condições de segurança desejadas.
Um sistema de segurança de condomínio deve levar em consideração além da tecnologia disponíveis, a arquitetura do local.
Outro ponto fundamental é o cumprimento de procedimentos internos por parte dos moradores e visitantes do condomínio.
Deve-se ter em mente que todos os moradores desempenham um papel importante e interdependente no sistema de segurança implantado.
Espera se dos moradores hábitos adequados de segurança a fim de contribuir de forma positiva para a segurança do condomínio.
O descumprimento de qualquer procedimento interno por parte de um morador irá comprometer todo o sistema de segurança implementado.
Plano de Segurança de Condomínio Residencial
A elaboração deu um Plano de Segurança para Condomínio Residencial requer profissionalismo e competência adequada, falhas ou negligencias acarretam riscos de vida a seus moradores.
O Plano de Segurança para Condomínio Residencial, deve ser procedido de identificação e avaliação dos potenciais Riscos e Ameaças para Segurança do Condomínio.
O planejamento da segurança deve prever sistema de proteção do perímetro integrado a câmeras, guaritas blindadas e com banheiro, passador de volumes, entradas de condôminos e visitantes comclausuras separadas e vagas exclusivas para veículos de visitantes.
Deve haver um portão para entrada e outro para saída de veículos, com clausura, também monitorados por câmeras.
No planejamento de um sistema de segurança, é importante considerar ainda a logística de serviços do prédio, como:
- a saída do lixo;
- prestadores de serviço;
- fluxo de entregadores e
- funcionários das empresas de luz, água, telefonia e gás.
Controle de Acesso Físico
Uns dos principais pontos da segurança de condomínio residencial é o controle de acesso, que requerem investimentos adequados.
A Portaria dos Condomínios devem ser projetadas e construídas de forma a proporcionar um adequado controle de acesso.
Nas ações criminosas, a portaria do condomínio é o primeiro alvo dos marginais e também seu maior obstáculo.
A portaria do condomínio deve ser projetada e utilizada como ponto estratégico para segurança.
A postaria deve reunir equipamentos de última geração, mão de obra qualificada e procedimentos de segurança adequados.
Procedimentos e Normas de Segurança
A atividade de segurança de condomínio deve ser suportadas e amparadas por procedimentos internos e normas de segurança.
Os procedimentos e normas de segurança devem ser:
- Aprovadas em assembléia do condomínio, para garantir sua eficiência.
- Seguidos por todos que desejarem ou precisarem entrar no condomínio.
- Divulgados através de campanhas internas para potencializar sua aplicação.
Conclusão
O que motiva ação criminosa é a possibilidade de ganhos fácil e a fragilidade aparente do sistema de segurança existente.
Quanto maior o número de obstáculos que um marginal tiver de enfrentar para a invasão, menor será a possibilidade de que ele opte por agir num determinado local.
A segurança de condomínio residencial deve se basear na teoria dos círculos concêntricos, aplicada nos castelos medievais.
Os condomínios devem fazer uso dos diversos meios de segurança física disponíveis a fim de desmotivar potenciais criminosas.
A segurança de condomínios residencias envolve gestão de riscos e adoção de medidas de segurança constantes conforme evolução das técnicas adotadas pelos marginais.
Deve ser programa ao menos uma revisão anual do plano de segurança adotado no condomínio a fim de adequar suas medidas a realidade do momento.
O plano de segurança, e suas revisões, devem ser feitas por profissionais qualificados e experientes nos assuntos relacionados a Atividade de Segurança Privada.
Fonte: Blog Gestão de Segurança Privada
Comente essa postagem
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios.
Seu comentário será moderado pelo Viva o Condomínio e publicado após sua aprovação.