É fato que a desinformação atrapalha muito uma gestão, assim é fundamental o síndico buscar alternativas para agregar valor ao ambiente coletivo.

Ao trabalhar de forma eficiente a comunicação interna nos condomínios viabiliza-se a boa convivência, a comodidade e a segurança para a coletividade condominial.

Quando falamos em transformação digital nos condomínios, estamos falando da utilização de ferramentas tecnológicas que simplificam e otimizam processos do dia a dia.

Empresas especializadas disponibilizam ao mercado condominial tecnologias que facilitam a vida de síndicos e condôminos, oferecendo diversos benefícios para a gestão condominial.

Dentre eles podemos destacar os aplicativos para celular, identificação por biometria, soluções em nuvem, armários inteligentes, totem para acesso veicular.

Independentemente do tamanho do condomínio, cada vez mais o acesso de informações importantes tem dispensado a consulta pessoal do condômino com o síndico.

O quadro de avisos, presente na grande maioria dos condomínios, ainda é o principal meio de facilitar a comunicação com os condôminos.

Manter uma boa comunicação interna nem sempre é fácil, por isso, muitos síndicos têm se empenhado em substituir o quadro de avisos pelo Mural Digital.

Isso porque esse sistema de comunicação utiliza monitores, adaptáveis a vários tipos de espaços, que exibem uma programação já predefinida com um conteúdo de interesse dos condôminos, síndico, funcionários e prestadores de serviços.

Essa substituição facilita muito a comunicação interna porque os condôminos também podem acessar informações sobre o dia a dia do condomínio, na hora que quiserem.

O Mural Digital é de extrema utilidade, pois através dele o síndico poderá comunicar assembleias, obras, manutenções, mudanças etc.

Também poderá realizar campanhas de conscientização, uma vez que é fundamental trabalhar com os condôminos a sua importância na administração do condomínio que residem.

E, ainda, utilizá-lo como meio de gerar receita para o condomínio, uma vez que diversas empresas pagam por espaços em Murais Digitais.

 E qual melhor local para instalar o Mural Digital no seu condomínio?

A comunicação interna deve ser realizada de forma recorrente, clara e objetiva, incentivando assim o interesse dos condôminos em informar-se.

Por isso é importante ressaltar que o síndico deve buscar somar canais de comunicação a fim de atingir o maior número de condôminos como estratégia para aumentar a taxa de leitura.

Como o Mural Digital é um sistema de comunicação interno bem prático e atrativo, em razão de suas telas, os locais de instalação do devem ser sempre de fácil acesso!

Os principais locais utilizados para instalação são elevadores, portaria e hall de entrada, isso porque nestes locais o fluxo de pessoas é grande, possibilitando que a informação interna se espalhe de forma efetiva.

Além disso, os Murais Digitais também disponibilizam alternar as informações condominiais e músicas, tornando o local mais agradável.

 Quais informações NÃO devem ser inseridas no Mural Digital?

Já vimos que uma das melhores maneiras de realizar uma gestão condominial transparente é através da comunicação e a tecnologia em condomínios é uma das grandes tendências do segmento.

Diante deste cenário, os síndicos mais antenados buscam adaptar ao futuro os prédios que administram.

Ter um canal de comunicação atrativo e prático no condomínio facilita o dia a dia do síndico, porém há questões delicadas que não devem ser inseridas no Mural Digital como, por exemplo, lista de inadimplentes.

É muito importante também o síndico ficar atento aos textos, ou seja, a forma de comunicar determinado assunto, evitando textos grosseiros ou que deem margem a interpretações diversas, evitando mal-entendidos e até problemas jurídicos. Muito cuidado!

Assim, quando o síndico optar por utilizar Mural Digital como meio de comunicação com os condôminos deve ter ciência que as regras sobre a utilização do mural devem ser claras e objetivas sobre o que pode e o que não pode.

Atenção também ao optar por utilizar anúncios de terceiros, os quais se não estiverem de acordo com as regras estabelecidas para a utilização do mural, devem ser removidos imediatamente.

O digital está transformando o mundo condominial, no entanto, não existe o “melhor recurso tecnológico”, pois essa questão depende do perfil de cada condomínio.

Fato é que a tecnologia, quando bem utilizada, ajuda na realização de uma boa administração!

Independente da forma que o síndico escolhe para se comunicar, a busca pelo aperfeiçoamento desta comunicação deve ser uma de suas prioridades.

 Como é a comunicação no seu condomínio hoje?

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Escrito por:

Simone Gonçalves - Advogada e Consultora Especialista em Direito Imobiliário | OAB/RS 74.437 E-mail:contato@simonegoncalves.com.br | www.simonegoncalves.com.br Instagram: @simonegoncalves.com.br  

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