Publicado em 10 de março de 2021

13 tendências de decoração para trazer energias positivas em 2021

13 tendências de decoração para trazer energias positivas em 2021. Profissionais de decoração contam o que estão no radar deles.

Profissionais de arquitetura e de decoração contam o que estão no radar deles para garantir mais bem-estar em casa neste ano

Com certeza 2020 nos ensinou várias lições, entre elas a importância do nosso lar. Ao lado disso, palavras como otimismo, esperança e positividade passaram a pipocar como mensagens da vez para encarar os grandes desafios impostos. Pensando nisso, falamos com profissionais de arquitetura, de decoração e de design sobre o que está no radar deles em relação às tendências para trazer energias positivas para dentro de casa neste 2021.

Confira 14 sugestões para “iluminar” o lar nos próximos meses:
1. Viver próximo à natureza

Para a  arquiteta Cristina Bezamat, o ideal é, sempre que possível, procurar morar com vista para o verde. A dica do arquiteto Daniel Bolson, do escritório Coletivo Par, é priorizar imóveis com área externa ou que dão sensação de estar ao ar livre por meio de varandas, sacadas e pátios. “Essa percepção pode ser sentida também nos ambientes de estar, com pisos de ladrilhos, deque ou tablado, muitas plantas, rede, mobiliário com cara de área externa, dando a sensação de exterior integrado”, indica ele.

2. Formas orgânicas

As linhas orgânicas, que dão sensação de suavidade, também estão super em alta, segundo o escritório UP3 Arquitetura. A curva livre e as linhas ameboides podem ser exploradas nos espelhos, na curvatura da marcenaria e na tapeçaria, com nuances e texturas.

3. Pegada retrô

Que tal usar um móvel com pegada industrial, rústica ou retrô? “Isso traz um clima de aconchego, que remete a itens que já fizeram parte da nossa vida e que estamos resgatando”, acredita Cristina.

4. Mobiliário para relaxar

Com tantas transformações que o mundo está passando, Cristina lembra que é importante reservar um cantinho da casa para relaxar e refazer as energias. Pode ser uma chaise, uma poltrona ou um balanço, não importa, o ideal é que seja confortável. “A casa deve ser cada vez mais confortável, sem espaços engessados só para visita ver”, ressalta Bolson.

5. Herança familiar

Aquele móvel da avó, da tia, dos pais, enfim, que perteceu a algum membro da família, pode compor com sua decoração e ainda trazer bem-estar. “Resgatar um mobiliário de família e que traz boas lembranças é uma forma de criar um olhar de acolhimento”, diz Cristina.

6. Verde em casa

“Apostar em plantas na decoração traz vida à casa”, afirma a arquiteta Virna Carvalho. Além de compor o décor, ela lembra que as plantas são conhecidas por purificar ambientes e trazerem boas energias. “Um bom exemplo é o girassol. Como ele está sempre à procura da luz do sol, é associado à positividade, felicidade e força”, indica.

Além de rechear a casa com vegetação, os arquitetos Cadé Marino, Michelle Wilkinson e Thiago Morschdo, escritório UP3, sugerem abusar das cores e texturas naturais em azulejos, tecidos e tintas. “Pinte aquela parede monótona com terracota ou um verde musgo e veja o ambiente ganhar vida”, exemplificam.

7. Palhinha natural

A arquiteta Cristina Bezamat aposta no uso da palhinha natural, que remete ao artesanato, à mão humana que fez o trançado, ao material natural. “Tudo isso aproxima a gente da natureza e traz essa percepção de acolhimento e boas energias na decoração”, avalia.

8. Cores

“Deve-se usar uma cor bem escolhida na decoração, porque ela traduz e provoca emoções. Então podemos sair um pouco da ditadura dos neutros e incorporar um pouco de cor para que a decoração traga algo a mais para o morador”, analisa Cristina.

Bolson aposta nas cores de natureza, como verde e terracota em contraste com branco para trazer luminosidade aos espaços. Para Virna, cujas cores possuem grande influência na energia dos ambientes,  o amarelo é uma boa escolha para quem quer um ambiente aconchegante e acolhedor.

Já os arquitetos do UP3 afirmam que a tendência de 2020, em que reinaram os ambientes de uma só cor, deve continuar com tudo. “Aproveite o seu lavabo e o transforme de forma simples pintando paredes e teto com uma cor única. Use cores vibrantes nos móveis e traga mais vida para sua casa”, sugerem.

9. Objetos decorativos do bem

Virna indica os cristais para decorar a casa. “São peças com grande poder energético e, de fato, transformam o ambiente. Além de darem um charme a mais no décor, eles limpam as energias pesadas, afastam o mau olhado e a inveja”, acredita.

10. Casa mutante

No radar de Bolson, estão os imóveis com plantas livres e divisórias leves, como vidro martelado e aramado ou cortinas dividindo e integrando espaços, de acordo com o momento. “A casa se molda conforme a necessidade, integra-se ou separa”, diz.

11. Materiais naturais

Madeira, pedra, couro e fibras naturais são ideais para tornar nossos ambientes acolhedores e estimular a conexão com a natureza. “Já temos comprovações científicas de como esse contato aumenta a imunidade e diminui o estresse”, diz Virna. Por isso, Bolson lembra que estão em alta os revestimentos cada vez com mais com cara de elementos da natureza, como rochas e pedriscos, e com aspecto artesanal, como cerâmica feita à mão.

12. Permeabilidade

A energia positiva está completamente ligada ao seu bem-estar dentro de casa. Uma forma de garantir isso é deixando a luz entrar e o ar circular. Os arquitetos do escritório UP3 sugerem apostar em divisórias de madeira vazada, como o muxarabi, ou as de vidro, que permitem a luminosidade transitar entre os espaços e também em mobiliários com pés esguios ou suspensos por cabos de aço, que liberam a área inferior e trazem o elemento ar, com a impressão de estarem flutuando.

13. Ambientes queridinhos

Com a pandemia do coronavírus, criamos uma conexão mais profunda com as nossas casas e isso trouxe um olhar de cuidado para os ambientes em que passamos mais tempo. O home office foi integrado à vida de grande parte das pessoas e deve continuar como tendência. Quem também tem brilhado são os espaços de lazer com área gourmet. “As pessoas querem valorizar ao máximo o convívio com os familiares e os amigos”, conclui Virna.

 

 

Fonte: Revista Casa e Jardim

Assine a newsletter do Viva e receba
notícias como esta no seu e-mail

    Comente essa postagem

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios.

    Seu comentário será moderado pelo Viva o Condomínio e publicado após sua aprovação.