Publicado em 25 de agosto de 2021

Casa com estilo: confira 5 tendências de decoração que não pesam no bolso

Casa com estilo: confira 5 tendências de decoração que não pesam no bolso. Quem nunca ficou na dúvida na hora de redecorar um ambiente.

Quem nunca ficou na dúvida na hora de redecorar um ambiente, sem saber por onde começar?

 

Casa com estilo: confira 5 tendências de decoração que não pesam no bolso

 

Para evitar esse tipo de dilema, pode ser interessante definir primeiro um estilo a ser seguido, para depois decidir quais mudanças serão feitas. Algumas das principais tendências em decoração, como o wabi-sabi e o urban jungle, podem servir de inspiração para renovar a casa sem gastar muito.

— As principais tendências continuam sendo o uso de materiais naturais, como forma de deixar os ambientes mais aconchegantes. Em alta estão os tons de creme, as cores pastéis e terrosas, pontuando cores vibrantes, combinando com objetos e uso de linhas retas e orgânicas — afirma a arquiteta Liz Marina Moreira, do Estúdio Casa70. — Com a pandemia, a palavra-chave para a decoração se tornou “conforto”, e a necessidade imediata do home office exigiu uma decoração que seja versátil, acolhedora e prática.

Segundo Liz, o estilo industrial continua em alta e, para quem busca uma decoração marcante e descolada sem gastar muito, pode ser uma ótima opção. Isso porque é possível usar materiais baratos para criar móveis e objetos, como pallets, tubos de PVC e cimento.

— Características como o uso de cimento queimado, vigas expostas, concreto aparente, metal, tijolinho, tubulações e instalações aparentes são marcas dessa decor. Pode-se apostar no uso de tons amadeirados no mobiliário, que irá garantir o contraponto entre os materiais de tom frio e criará a sensação de conforto.

Pintar as paredes é uma ótima forma de renovar o ambiente sem gastar muito. A arquiteta recomenda apostar nos tons neutros e terrosos como base. Para mais personalidade, cores vibrantes podem ser aplicadas em desenhos geométricos ou orgânicos, para destacar peças ou elementos específicos ou apenas para dar movimento à decoração.

Tendências de decoração econômicas
Wabi-Sabi

O que priorizar: materiais naturais com imperfeições, cerâmica rústica, cores neutras, móveis de brechó, plantas secas.

O estilo se tornou mais conhecido após o rapper Kanye West contar que foi essa a inspiração para a decoração de sua casa com a celebridade da internet Kim Kardashian. Com origens japonesas, a tendência consiste em valorizar as imperfeições e os desgastes do tempo. Para aderir, vale a pena apostar em cerâmicas com aspecto rústico e garimpar na casa dos pais e dos avós objetos e móveis antigos. Nas paredes, cores neutras.

Materiais naturais

O que priorizar: madeira, palha, crochê, linho, cerâmica, artesanato.

Para quem quer criar um ambiente mais aconchegante e rústico, a decoração natural, com elementos da natureza e cores neutras, é uma grande aliada. Vale a pena apostar em cores pastéis e terrosas nas paredes, como bege e terracota, ou, para os mais ousados, criar um contraste com tons mais vibrantes de azul ou verde, por exemplo.

Industrial

O que priorizar: madeira rústica, peças de aço ou cobre, couro e cimento.

A decoração industrial continua em alta, e o lema aqui é priorizar elementos mais brutos, como o aço e o cimento. Móveis improvisados, com caixas de madeira e pallets, também são bem vindos. Materiais naturais, como madeira e couro, ajudam a trazer aconchego e calor para o ambiente.

Nas paredes, vale a pena apostar em tons de cinza, com elementos coloridos na decoração, principalmente as cores primárias, como vermelho, amarelo e azul.

Urban Jungle

O que priorizar: plantas, tons de verde e terrosos, elementos urbanos

Traduzido como “selva urbana” esse estilo ganhou força na pandemia, quando muitas pessoas passaram a levar mais verde para dentro de casa. Consiste em criar uma espécie de jardim dentro de casa, com muitas plantas e elementos naturais, mas sem abrir mão do estilo urbano. Por isso, é comum que seja integrado com elementos do estilo industrial. Na decoração, vale a pena apostar em quadros e almofadas com temáticas naturais.

Monocromático

O que priorizar: paredes, móveis e objetos decorativos coloridos

O estilo monocromático pode ser usado principalmente em espaços menores, como corredores e banheiros, ou pequenos cantos da casa. Vale pintar todas as paredes da mesma cor, incluindo móveis e objetos no mesmo tom. Ou, para os menos ousados, apostar apenas em alguns pontos de cor em um ambiente mais neutro.

 

 

Fonte: Extra

Assine a newsletter do Viva e receba
notícias como esta no seu e-mail

    Comente essa postagem

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios.

    Seu comentário será moderado pelo Viva o Condomínio e publicado após sua aprovação.