Publicado em 14 de setembro de 2022

Descubra os melhores tipos de revestimento para banheiro

Seja para decorar, seja para reformar, escolher o melhor tipo de revestimento, muitas vezes, não é uma tarefa fácil.

Há tempos o banheiro deixou de ser apenas um cômodo para se tornar um espaço principal da casa, com a nossa personalidade. Oferecendo cuidado e tranquilidade, ele é um lugar para nos restaurarmos, por isso existem diversos tipos de revestimento para banheiro para torná-lo ainda mais aconchegante.

Seja para decorar, seja para reformar, escolher o melhor tipo de revestimento, muitas vezes, não é uma tarefa fácil. Assim, é preciso se atentar a alguns cuidados para o processo ocorrer de forma correta e sem preocupações. Separamos algumas dicas para ajudar você a entender melhor sobre o assunto, confira!

Para que serve o revestimento?

Como o banheiro é um local com bastante umidade e necessidade frequente de lavagem, é muito comum ocorrerem problemas na estrutura e até a presença indesejada de mofo. Para isso, o uso de revestimento para banheiro é necessário não apenas no chão, mas também em todas as paredes do ambiente.

Os revestimentos são extremamente impermeáveis, possibilitando a durabilidade das paredes, conduzindo para uma limpeza e uma secagem rápida na hora da lavagem. Eles permitem a aplicação de produtos para remoção de bactérias sem comprometer a pintura.

A aplicação de um revestimento também é versátil, e isso depende da estrutura do seu banheiro. No box, por exemplo, devido ao chuveiro, é recomendado aplicá-lo em todas as paredes. Já no restante do espaço, é possível colocar a sua criatividade em ação.

Criatividade e decoração

Muitos profissionais podem ajudar você a escolher pisos e revestimentos para banheiro ideais para personalizar ou padronizar o ambiente. Uma combinação de revestimentos bem aplicados garante um visual moderno ou até mais retrô, contribuindo para criar um espaço mais descontraído e original.

Explore desde paredes coloridas, metade azulejo, metade pintura, até ladrilhos artesanais, use a sua imaginação e obtenha um ambiente aconchegante para você e toda a sua família.

Ainda assim, é preciso ter atenção para escolher corretamente a padronização das cores e das peças conforme os tipos de revestimento para banheiro, pois eles podem não combinar com seu lavabo. A seguir, leia os tipos mais comuns de revestimentos que a Redação ZAP selecionou para você:

Principais revestimentos e suas características

Quando se trata de revestimento para parede de banheiro, não faltam diferentes tipos no mercado. Além dos materiais e modelos, eles podem se diferenciar pela manutenção realizada. Sendo assim, confira os principais:

Cerâmica

Considerado um dos tipos de revestimento para banheiro mais tradicionais, a cerâmica é fácil de aplicar, barata e muito resistente. Ela contribui bastante para quem busca custo-benefício.

Uma ótima vantagem desse revestimento é a flexibilidade de uso, pois fica ótimo em qualquer parte do ambiente. Por outro lado, ele é um pouco escorregadio, então prefira modelos com antiderrapantes, proporcionando segurança para você e para sua família.

Pastilhas

Um dos tipos de revestimento mais indicados para banheiro com efeito decorativo são as pastilhas. Elas podem ser encontradas em variados materiais, como metal, vidro, mármore, entre outros, porém exigem uma intensa manutenção, devido à maior quantidade de rejunte.

Já a pastilha de vidro para banheiro possui uma ótima durabilidade, contribui para uma limpeza mais fácil e imediata do ambiente, e mantém um estilo moderno em sua decoração.

Porcelanato

Caso você procure um material mais sofisticado para revestir o seu banheiro, saiba que o porcelanato tem um excelente acabamento e vai tornar o espaço ainda mais exuberante. Ele possui uma melhor resistência ao desgaste físico.

Por ser um dos tipos de revestimento para banheiro mais caros do mercado, ele se torna o mais indicado em relação à durabilidade, valorizando ainda mais o ambiente. Por outro lado, ele é bastante escorregadio, então é aconselhável a utilização de opções com antiderrapante.

Mármore

Proporcionando um ambiente mais iluminado e moderno, o mármore é um material com uma excelente estrutura e sofisticação. A versatilidade dele permite instalá-lo em diversos ambientes, como pisos, paredes e bancadas.

Quanto à resistência, esse material é muito recomendado, pois não é tão fácil de desgastar. Além disso, com a variedade de pedras naturais, fica muito mais interessante escolher. Existem alguns tipos como: Crema Marfil, Nero Marquina, Ônix, entre outros. Então, consulte um especialista para indicar a ideal.

Granito

O granito é altamente resistente, tem uma superfície extremamente lisa e é contraindicado para o box do banheiro, mas pode ser instalado nas paredes laterais. Ele proporciona elegância e muita claridade ao ambiente e, sendo uma peça bastante impermeável, permite uma limpeza rápida e prática.

Ladrilho hidraúlico

Com um toque nostálgico e cheio de charme, produzido de maneira artesanal, o ladrilho hidráulico mantém o ambiente com uma sintonia mais intimista e totalmente retrô. Com o aumento de demanda desse tipo de peça em banheiros, esse revestimento está se tornando cada vez mais uma tendência.

Como ele não é tão resistente quanto as demais opções, é necessária a aplicação de impermeabilizantes para que ele não se desgaste tão facilmente com o tempo. Os ladrilhos são geralmente instalados próximos de pias e servem como uma faixa decorativa ou até um revestimento para banheiro pequeno.

Fonte: Zap Imóveis

Assine a newsletter do Viva e receba
notícias como esta no seu e-mail

    Comente essa postagem

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios.

    Seu comentário será moderado pelo Viva o Condomínio e publicado após sua aprovação.