Publicado em 23 de outubro de 2019

Conheça as atribuições do faxineiro do condomínio

Dentro de um condomínio existem diversas tarefas e atribuições.

Sendo elas a de síndico, porteiro, zelador, faxineiro, vigia, entre outros. Portanto, para garantir o respaldo legal, e evitar qualquer tipo de ação na justiça, é necessário que o síndico conheça a legislação trabalhista que rege cada cargo.

Por isso, neste artigo, iremos abordar as funções e atribuições do faxineiro do condomínio. Figura essencial para a limpeza e a conservação do ambiente.

Quais as funções desse profissional?

O faxineiro é responsável pela manutenção, limpeza e conservação das áreas comuns do condomínio. Isso consiste em varrer, lavar, limpar, retirar o lixo e demais atividades relacionadas ao asseio.

É fundamental que esse profissional observe e anteveja possíveis problemas, quando estes estiverem relacionados ao seu ambiente de trabalho. Nesse sentido, a pró-atividade é uma característica essencial para um bom faxineiro de condomínio.

Outra atribuição relevante é a de utilizar, de forma correta e segura, todos os produtos que lhe são ofertados. Logo, o uso dos equipamentos de proteção individual (EPIs) se torna uma obrigação.

Atribuição do condomínio

Vale lembrar que é obrigação do condomínio a compra dos equipamentos de segurança, assim como dos produtos de limpeza. Ao adquirir esses materiais, o síndico deverá certificar-se em relação à sua procedência.

Produtos de origens clandestinas geralmente se caracterizam por estarem sem rótulos com instruções de uso, nem constar a sua composição química.

Veja alguns itens que garantem a procedência dos produtos:

– Registro no Ministério da Saúde;

– Nome do responsável técnico com seu devido registro profissional;

– Informações sobre o fabricante;

– Composição química do produto;

– Prazo de validade;

– Instruções de uso e conservação;

– O que fazer em casos de acidentes.

Uso racional da água

Cabe ao síndico conscientizar o seu funcionário em relação ao uso racional da água durante o expediente. Não deixar a mangueira com água correndo; substituir, sempre que possível, o uso da água por pano úmido e balde; e nos pisos externos usar a vassoura para esfregar o chão. Tudo isso ajuda na economia mensal do condomínio e contribui na mitigação dos impactos ambientais.

O que não cabe ao faxineiro durante o expediente?

Tão importante quanto saber as atribuições de cada função, é reconhecer o que não é uma atividade inerente ao cargo. Por entre outros motivos, o de evitar futuras ações judiciais contra o condomínio por desvio de função.

Veja mais: Acúmulo de função dos funcionários: procure evitar essa prática

 Entre as atividades que não cabem ao faxineiro estão:

– Manutenção dos equipamentos;

– Controle da portaria;

– Manutenção do jardim;

– Receber e entregar correspondências;

– Encaminhar encomendas para a unidade.

Por fim, vale lembrar que todo condomínio deve contar com um Programa de Controle Médico e de Saúde Ocupacional (PCMSO). Ele tem por objetivo acompanhar, com exames admissionais, periódicos e demissionais a saúde do colaborador.

Por: Guilherme de Paula Pires
Redação Viva o Condomínio

Em respeito à Lei de Direitos Autorais (Lei 9.61098), este conteúdo pode ser copiado e compartilhado, desde que sejam citados o autor e a fonte original. O plágio é proibido e passível de punição, de acordo com o artigo 184 do Código Penal, que prevê pena de três meses a um ano, ou multa.

 

 

Assine a newsletter do Viva e receba
notícias como esta no seu e-mail

    Comente essa postagem

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios.

    Seu comentário será moderado pelo Viva o Condomínio e publicado após sua aprovação.

    Liliane

    Há 633 dias

    Sou registrada como faxineira no condomínio tem 12 blocos de quarto andar eu faço todo serviço sozinha .limpo os 12 rally,lado de fora do condomínio, casinha de lixo,horário de almoço dos porteiros, salão de festa ,o que está me incomodando e fato e síndico querer que estrego escadas com escova de roupa e entregar chão com a vassoura enchagando subindo até o quarto andar carregando balde de agua eu recebo um salário o condomínio e grande .nao sou contra estragar mas sim um máquina

    vivaocondominio

    Há 543 dias

    Prezada Liliane, peça para ele ou qualquer outro morador acompanhar seu dia de trabalho, quem sabe ele não entende a necessidade. Att Dr. Fernando Zito

    Sabrina

    Há 780 dias

    E de responsabilidade da faxineira limpar parede com marcas de mão de condomínios?

    Rose

    Há 800 dias

    Moro no apartamento do zelador, sou tratada por moradores como zeladora.mas minha carteira foi assinada como faxineira.faco todas as funções como limpeza pesada limpeza diária. Limpo piscina todos os dias e coloco produtos. Recebi mercadorias e correspondência.assino nota do pessoal do óleo do gerador.pessoal da manutenção do elevador.quando em obra auxilio o pessoal abrindo porta em fim o que precisar estou a disposição.trabalho 44 horas semanal..Mas sempre andando fora do horário pois o pessoal chama no meu apartamento sempre.tudo que precisam apartamento da zeladora.tenho a chave de todos os apartamentos que são 26 ape.recebo e abro apartamentos pra manutenção de interfone e ar condicionado. E se alguém estraga um controle de garagem nao tem hora pra me ligar fico esperando pra abrir portão..acaba que essas horas nao são contadas.estou a trez meses nesse serviço apesar de estar gostando e precisar pois não pago aluguel. As veses me sinto exausta.meu salário w 1400.e tem os adicionais no qual nem vejo pois já vem descontado gaz e luz. Recebi noniltimo mes.1332

    Rose

    Há 824 dias

    E obrigação da faxineira lavar louças no salão de festa do condomínio?

    Elita Tavares Sampaio

    Há 992 dias

    Um oficial de justiça forçando um faxineiro, este acabou assinando uma intimação de um morador que se negou a fazê- lo, qual a implicação legal?

    Rose

    Há 1210 dias

    É obrigação do faxineiro de um condomínio fazer a retirada dos carrinhos de compra deixados no corredor pelos moradores????