Publicado em 23 de outubro de 2019

Fontes e chafarizes no condomínio decoram e alegram

Economia de água é a palavra de ordem nestes tempos de reservatórios secos e chuva insuficiente, mas isso não quer dizer que é preciso abolir as fontes e chafarizes das áreas externas e internas de alguns condomínios.

Economia de água é a palavra de ordem nestes tempos de reservatórios secos e chuva insuficiente, mas isso não quer dizer que é preciso abolir as fontes e chafarizes condomínios e de suas áreas externas e internas. No entanto, é necessário planejar para que tais ornamentos continuem sendo usados de uma forma coerente.

José Capoal, diretor-comercial da Ecco Fontes, afirma que existem normas da ABNT destinadas à regulamentação do assunto. De acordo com essas normas, no caso de fontes e chafarizes, a água não precisa ser trocada. Basta utilizar bombas de boa qualidade.

“Desde que o condomínio ofereça um tratamento e a manutenção adequada, como aspirar e medir o PH da água, ela dura por muito tempo e também evita a ameaça de dengue”, explica Capoal.

Gastos com energia – Outra preocupação dos responsáveis pelos condomínios diz respeito ao consumo de energia elétrica das fontes e chafarizes. Quanto a isso, Carlos Alberto Victorino, proprietário da Cav Fontes, argumenta que elas consomem pouca energia. “São movidas por bombas utilizadas em aquários e, como trabalham dentro da água, não esquentam e o consumo energético é insignificante”.

É importante que o condomínio observe se realmente está usando os mecanismos adequados para que não precise trocar a água. Importante checar também se o uso da energia tem sido realmente baixo. Se a decisão for economizar em ambos os pontos, o que pode ser o mais adequado, a estrutura pode ser transformada temporariamente, por exemplo, em uma elegante floreira.

Curiosidades sobre fontes e chafarizes no condomínio: 

  • As fontes relaxam, melhoram a umidade relativa do ar e atraem ainda mais a presença das pessoas
  • Fontes de cimento trazem elegância, estilo e personalidade às áreas externas
  • O ideal é que as fontes funcionem 24 horas por dia para não se tornarem focos de insetos
  • Se a manutenção estiver em dia não é preciso ficar trocando a água

Confira o modelo de formulário para utilizar em seu condomínio:

Fonte: iCondominial

 

Assine a newsletter do Viva e receba
notícias como esta no seu e-mail

    Comente essa postagem

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios.

    Seu comentário será moderado pelo Viva o Condomínio e publicado após sua aprovação.