Publicado em 28 de outubro de 2017

Lâmpadas incandescentes: venda acima de 25w está proibida a partir de julho

Venda de lâmpadas incandescentes acima de 25w está proibida. Objetivo da medida é minimizar o desperdício do consumo de energia elétrica.

A partir deste sábado (01), está proibida a venda lâmpadas incandescentes acima de 25w em todo o Brasil. A restrição foi imposta em uma portaria interministerial de 2010. O objetivo é minimizar o desperdício de energia elétrica. O processo de retirada gradual iniciou em 2012, quando houve a troca das lâmpadas com mais de 150w. Agora é a vez das incandescentes de 25w deixarem de ser comercializadas.

Segundo o órgão fiscalizador, uma lâmpada fluorescente compacta economiza até 75% em comparação a uma lâmpada incandescente de luminosidade equivalente. Se a opção for por uma lâmpada de LED, essa economia sobre para 85%.

Quem ainda não se adaptou a tecnologias mais eficientes não terá mais escolha, alerta Alexandre Cricci, vice-presidente de uma grande importadora de Lâmpadas. “O consumidor teve 5 anos para se adequar e entender que no lugar da incandescente ele tem como opção a fluorescente compacta, que dura até 10 vezes mais e consome 4 vezes menos energia, ou o LED com durabilidade 30 vezes maior e 86% de economia”.

Segundo o Ministério de Minas e Energia, “a proibição das vendas das lâmpadas incandescentes no país ajuda a estimular a adoção de opções mais econômicas e duráveis, como o LED, já adotado amplamente em outros países”.

Com o fim das lâmpadas incandescentes de 150 a 25w, a única lâmpada desse modelo que poderá ser comercializada é a de 15 w, utilizada em abajur e geladeira.

Opção para lâmpadas incandescentes

Para os condomínios em Curitiba, uma boa opção para quem ainda não aderiu às lâmpadas de LED, é a NGLED. Criada em 2015, a empresa trabalha com as principais marca de LEDs do Brasil com garantia de até 5 anos. Além da comercialização de lâmpadas, luminárias e refletores, a NGLED oferece serviços de diagnósticos de energia elétrica para você saber, em tempo real, o que realmente consome energia elétrica e qual o horário deste consumo. Quer seja na parte residencial, comercial ou industrial, a NGLED tem a melhor solução para a fase elétrica da sua obra.

Contato: (41) 3078-4444

Endereço: Rua Conselheiro Laurindo, 600, loja 61. Capital Shopping.

Por: Guilherme de Paula Pires com informações da assessoria

Assine a newsletter do Viva e receba
notícias como esta no seu e-mail

    Comente essa postagem

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios.

    Seu comentário será moderado pelo Viva o Condomínio e publicado após sua aprovação.