Publicado em 13 de fevereiro de 2019

Segunda (11) foi o dia do Zelador. O braço direito do síndico

Segunda (11) foi o dia do Zelador. O braço direito do síndico. No dia 11 de fevereiro foi comemorado o dia do zelador. Veja algumas funções e atribuições deste cargo.

No dia 11 de fevereiro foi comemorado o dia do zelador. Veja algumas funções e atribuições deste cargo.

 

Segunda (11) foi o dia do Zelador. O braço direito do síndico
Zelador, o braço direito do síndico

 

Reconhecer os profissionais que compõem o quadro de funcionários do condomínio é de extrema valia para manter um espírito de equipe elevado. Pagar os vencimentos em dia e condizentes com o cargo e função ocupada, respeitá-los e ser cordial. Tudo isso também é função de um bom administrador.

E uma ótima oportunidade para fazer tudo isso é o dia reservados para a profissão. Nesse caso, o do zelador. Reserve um pequeno espaço deste dia para uma lembrança com bolo e café. Transmita para eles o quanto são importantes para a engrenagem do condomínio.

 

Valorize o seu principal parceiro em sua administração.

 

Conheça mais sobre as atribuições do zelador do condomínio

 

Esse indispensável profissional do condomínio é o responsável por supervisionar o trabalho dos demais funcionários, que a ele são subordinados.

Além de observar o andamento geral do edifício, ele verifica as condições dos elevadores, corredores, parte elétrica, hidráulica e as necessidades de reparos.

E como o exercício diário do zelador o coloca em contato permanente com prestadores de serviços, visitantes, condôminos e o próprio síndico, é essencial que ele tenha uma boa noção de gerenciamento e saiba tratar bem as pessoas.

Ou seja, como o próprio nome diz, ele deve “zelar” pelo bom andamento do condomínio e cuidar do bem-estar dos que nele habitam. Por isso que a escolha desse profissional exige uma atenção especial por parte do síndico ou da administradora.

 

Agora, trazemos um apanhado das principais qualidades que um zelador deve possuir, suas atribuições cotidianas e algumas dicas na hora de contratar esse profissional.

 

1- Qualidades do zelador

 

Liderança

 

Liderar significa influenciar positivamente as pessoas e extrair dela todo o seu potencial. Construir um bom relacionamento com os funcionários, ter espírito de equipe e tomar decisões são características de um bom zelador ao que se refere a assuntos gerenciais.

 

Capacidade de gerenciar

 

É o zelador que controla, muitas vezes, o horário de entrada e saída de funcionários, confere os cartões pontos, compra os materiais necessários para o bom andamento do condomínio e distribui as tarefas diárias. Portanto, ele deve ter noções de gerenciamento de escritório ou empresa.

 

Exemplo de postura e comprometimento

 

Uma liderança se conquista no cotidiano das suas ações. Por vezes, confunde-se um líder com um chefe. Enquanto o chefe passa medo, do líder temos respeito.

E isso só é conquistado no dia a dia. Por isso, um bom zelador não se furta a ajudar os outros funcionários, quando necessário, mas sempre dentro do limite das suas atribuições.

 

Discrição e ética

 

Por ser um profissional que acaba tendo naturalmente uma maior intimidade com os condôminos, ele passa a nutrir da confiança dos moradores e funcionários.

Muitas vezes ele acaba até mesmo entrando em alguns apartamentos para verificar algum item que possa estar em não conformidade.

É por isso que uma das qualidades mais desejadas desse profissional diz respeito à discrição em relação à vida particular dos condôminos, carregando dentro de si uma postura ética frente aos desafios do cotidiano.

 

2- Atribuições do zelador

 

Como todos os outros cargos dentro do condomínio, ele possui atribuições específicas estipuladas pelo Código Brasileiro de Ocupações (CBO), instituído pelo Ministério do Trabalho. Por isso o síndico deve ficar atento ao que diz a lei para evitar possíveis ações legais sobre acúmulo de função.

 

 

Segundo o documento do Ministério do Trabalho, suas atribuições são as seguintes:

 

– Inspecionar corredores, pátios, áreas e instalações do prédio;

 

– Verificar se há necessidade de limpeza ou reparos;

 

– Verificar as condições de funcionamento de elevadores, parte elétrica, hidráulica e outros aparelhos para providenciar os serviços necessários;

 

– Cuidar da higiene das dependências e instalações, efetuando ou supervisionando os trabalhos de limpeza, remoção ou incineração dos resíduos, para manter o edifício nas condições de asseio requeridas;

 

– Executar ou providenciar serviços de manutenção geral, trocando lâmpadas e fusíveis, efetuando pequenos consertos e requisitando pessoas habilitadas para os reparos de fornos, bombas, caixa d’água, extintores e elevadores, assegurando as condições de funcionamento e segurança das instalações;

 

– Zelar pelo cumprimento do regulamento interno do edifício, evitando ruídos em horas impróprias e o uso indevido das instalações, levando à administração os problemas surgidos para possibilitar a manutenção da ordem e promover o bem-estar dos moradores;

 

– Encarregar-se da aquisição, recepção, conferência, controle e distribuição do material de consumo e de limpeza, tomando como base os serviços a serem executados, para evitar a descontinuidade do processo de higienização e de manutenção do edifício e de suas instalações;

 

– Desempenhar algumas das tarefas próprias do porteiro de edifício, quando for o caso.

 

O zelador precisa possuir características especiais. Você deve estar atento a isso na hora de contratá-lo. 

 

Confirme o histórico do profissional

 

Independentemente do cargo, uma dica básica na hora da contratação de qualquer funcionário é realizar um levantamento do seu histórico em outras empresas.

Ligue para elas, converse com o síndico e questione sobre o cotidiano da pessoa que está postulando o trabalho.  Não esqueça que esse funcionário terá acesso a todas as áreas do condomínio, portanto deve ser uma escolha certeira.

 

Compatibilidade do cargo com o salário mensal proposto

 

Economizar demais nem sempre é a melhor solução. Um bom zelador possui características especiais e, como tal, precisa receber de acordo com a responsabilidade que o cargo lhe confere. Às vezes é melhor pagar um pouco mais por um bom profissional do que economizar e contratar uma pessoa em quem você não confia plenamente.

 

Fique aberto a possibilidade de terceirização desse serviço

 

Como ficou claro, um zelador possui várias atribuições trabalhistas e deve possuir, também, inúmeras qualidades pessoais. Diante disso, uma alternativa que surge aos síndicos é recorrer a empresas terceirizadas. Essas empresas já possuem em seus quadros funcionários competentes e aptos para exercer as funções que o cargo exige.

 

Por: Guilherme de Paula Pires
Redação Viva o Condomínio
Em respeito à Lei de Direitos Autorais (Lei 9.61098), este conteúdo pode ser copiado e compartilhado, desde que sejam citados o autor e a fonte original. O plágio é proibido e passível de punição, de acordo com o artigo 184 do Código Penal, que prevê pena de três meses a um ano, ou multa.

Assine a newsletter do Viva e receba
notícias como esta no seu e-mail

    Comente essa postagem

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios.

    Seu comentário será moderado pelo Viva o Condomínio e publicado após sua aprovação.