Publicado em 14 de outubro de 2022

Manutenção Predial: Saiba a importância desse serviço no seu condomínio!

A manutenção predial é fundamental para a boa preservação do condomínio. Trata-se de uma tarefa que é responsabilidade do síndico ou da administradora que gerencia o condomínio, e deve ser realizada de acordo com a norma de Manutenção de edificações, criada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Continue a leitura para saber mais sobre a importância desse serviço no seu condomínio.

A importância da manutenção predial

A falta de manutenção do condomínio pode colocar em risco a segurança dos moradores, assim como também como acabar por aumentar o valor da taxa condominial e gerar gastos inesperados. Sendo assim, a realização periódica deste tipo de manutenção é importante para proteger os condôminos, reduzir custos e contribuir para a valorização do condomínio. É importante considerar que a redução nos custos contribui também para a redução de inadimplência no condomínio.

Existem 3 diferentes tipos de manutenção predial: a manutenção preditiva, a preventiva e a corretiva.

Manutenção predial preditiva

manutenção preditiva funciona como uma espécie de relatório. Através de uma série de procedimentos, são analisadas as reais condições de cada item do condomínio para identificar os riscos iminentes, facilitando a organização de um planejamento para colocar em prática outra fase de manutenção: a preventiva.

Manutenção predial preventiva

A manutenção preventiva, como o próprio nome já diz, é aquela que se encarrega de prevenir problemas. O mais comum em uma gestão bem organizada é que se realize a maior parte dos reparos necessários antes mesmo que os itens comecem a dar problema. Trabalhar desta forma garante maior previsibilidade, permitindo que se trabalhe dentro do planejamento.

Manutenção predial corretiva

A manutenção predial corretiva acontece quando é necessário realizar algum reparo em um item que já efetivamente apresentou problema. Quando a manutenção preventiva é realizada dentro da periodicidade prevista, o esperado é que este tipo de reparo corretivo aconteça com menos frequência, mas, mesmo assim, pode acontecer.

Fonte: Contractual Condomínio

Assine a newsletter do Viva e receba
notícias como esta no seu e-mail

    Comente essa postagem

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios.

    Seu comentário será moderado pelo Viva o Condomínio e publicado após sua aprovação.