Publicado em 9 de janeiro de 2023

Quais as atividades da Manutenção Predial e como fazê-las

A manutenção predial em condomínios é essencial para manter o zelo e o bom funcionamento dos serviços aos moradores. Você sabe quais atividades essa manutenção engloba e como fazê-las?

A manutenção predial em condomínios é essencial para manter o zelo e o bom funcionamento dos serviços aos moradores.

Está é uma atribuição dada ao síndico do seu prédio e é uma das tarefas mais importantes, já que caso a atenção necessária não seja dada, o condomínio fica precarizado, tendo plantas altas, desorganização no hall de entrada, áreas comuns não usáveis, etc.

Por ser uma tarefa fundamental, a manutenção predial ainda gera algumas dúvidas e por isso preparamos este conteúdo com todas as informações para você evitar gastos emergenciais e manter o patrimônio valorizado.

O que é manutenção predial em condomínios?

A manutenção predial em condomínios é a preservação dos serviços e das áreas comuns da micro sociedade, tendo o síndico como responsável por gerenciar essas atividades.

Código Civil Brasileiro no artigo 1.348 instrui que o síndico precisa “diligenciar a conservação e a guarda das partes comuns e zelar pela prestação dos serviços que interessem aos possuidores”.

Por isso, os serviços de zeladoria no prédio não são discutíveis. Eles precisam acontecer e têm respaldo jurídico para serem feitos.

Quais são as atividades de manutenção predial?

Entre os principais itens da manutenção predial estão:

  • Manutenção em portões automáticos;
  • Limpeza de caixas d’água;
  • Controle de pragas;
  • Instalações elétricas;
  • Zeladoria em playgrounds
  • Fixação e manutenção em para raios;
  • Inspeção em extintores e equipamentos de segurança;
  • Revisão ou manutenção em encanamentos;
  • Conserto em elevadores.

A partir dessas manutenções no condomínio, o síndico garante que ao longo dos dias não vai surgir nenhuma demanda urgente, como ações corretivas e problemas emergenciais.

Além disso, as ações também diminuem eventuais gastos extras, afinal as atividades se mantém em bom estado por muito mais tempo.

5 dicas de como fazer a manutenção predial

A manutenção predial precisa estar sempre em ordem e com funcionamento pleno. Por isso, essas 5 dicas vão te ajudar ainda mais durante a sua gestão de condomínios.

1. Busque um portão automático adequado

Há três principais tipos de portões automáticos: Pivotante, Basculante e Deslizante. Cada um é ideal para determinado tipo de prédio e requer uma manutenção diferente.

Por isso, uma dica fundamental é estar atento ao nível de manutenções. Isto é, caso o portão apresente muitos problemas, talvez seja necessário estudar outro tipo, que possa ser aberto e fechado mais vezes ao dia por exemplo.

2. Siga os prazos de manutenções

Cada equipamento requer manutenções de tempos em tempos, como é o caso dos elevadores e da caixa d’água.

Sempre respeite os prazos em relação à manutenção predial e, se possível, crie uma planilha no Excel e mantenha um cronograma das datas de manutenções, evitando que alguma atividade passe despercebida.

Essa é uma dica importante e fundamental para o prédio por garantir não só o bom funcionamento, como também a segurança dos moradores.

3. Faça inspeções aos sinais de alerta

Ao notar que alguma atividade do seu prédio está comprometida, não deixe para depois e faça uma inspeção completa.

Desta forma, um problema que pode ser resolvido facilmente não se agrava futuramente, poupando recursos valiosos.

4. Estabeleça regras nas áreas comuns

Espaços de usos comuns e playgrounds precisam ter regras, tanto para os moradores quanto para funcionários do condomínio. Com isso, as áreas ficam mais preservadas e manutenções acontecem de forma padronizada.

Um conselho fundamental para executar bem essa dica é criar regras de preservação e manutenção a partir da cultura do condomínio. Isto é, caso haja muitas crianças no prédio, faça manutenções com mais frequência por exemplo.

5. Divida a organização da manutenção predial

A manutenção predial é uma das muitas atividades atribuídas ao síndico e ele não precisa carregar todo esse fardo sozinho. Por isso, se possível, busque sempre dividir seus afazeres.

Fonte: Casinha Administração de Condomínios

Assine a newsletter do Viva e receba
notícias como esta no seu e-mail

    Comente essa postagem

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios.

    Seu comentário será moderado pelo Viva o Condomínio e publicado após sua aprovação.